sábado, 31 de março de 2012

Auto Viação Dragão do Mar, O Retrato do Crescimento !


Hoje falaremos um pouco sobre a Auto Viação Dragão do Mar, uma empresa que surgiu da compra da Auto Viação São Judas Tadeu, no final de 2003. A empresa oficialmente foi registrada de Via Urbana Filial, e começou as operações exibindo o código 42 em 01/01/04, mas ainda com o nome São Judas na lateral.

Foto: Diego Almeida
A empresa começou operando com 53 ônibus, distribuídos em 17 linhas diferentes, sendo uma parte destas linhas permutadas mensalmente com a Viação Urbana. Em Fevereiro de 2004, adquiriu a empresa Auto Ônibus Botucatu, que possuía mais de 60 ônibus. Ao inicio das operações destes veículos eles continuaram com o nome Botucatu, mas operavam com código 42.

Foto: Acervo Didi Alves/Anuário do Transporte

Em Março de 2004, fez sua primeira compra de ônibus, adquirindo 8 veículos do modelo Ciferal Padron Cidade 1, sendo 7 sob chassi MB OF-1620 ano 97 e 1 de ano 98 MB OF-1721. Estes veículos foram adquiridos da Auto Viação Fortaleza. No fim do mesmo mês adquiriu os primeiros zerados, os veículos que eram encomenda da Via Urbana e acabaram ficando na Dragão do Mar, chegaram com numerações 30401 ao 30410 e mudaram para 42405 ao 42414.

Foto: Arley Santos

Em Julho de 2004, adquiriu 34 tabelas da CTC, sendo 17 tabelas na linha 044-Parangaba/Papicu via Montese e 17 na 074-Antônio Bezerra/Unifor, para completar as vagas urgentemente a empresa também adquiriu 4 carros oriundos da Via Urbana, um deles representado pela imagem a seguir. Naquele momento a empresa já se classificava entre as maiores empresas do setor de transporte da capital Cearense.
Foto: Narcísio Santos
Daí em diante com várias renovações, a empresa já consolidada no mercado se superou, chegando a ser uma das 5 maiores. Hoje com aproximadamente 182 ônibus chegou a tirar 1º lugar em uma pesquisa feita pelo grupo MOB CEARÁ, em Janeiro de 2012, como a empresa com frota mais nova da cidade.

Fonte: MOB Ceará
Texto: Narcísio Santos

sexta-feira, 30 de março de 2012

Linha expressa entre terminais Ant. Bezerra e Parangaba

A fim de diminuir o tempo de espera por coletivos e agilizar o deslocamento dos usuários de ônibus, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) colocará em circulação, a partir desta segunda-feira (2), mais uma linha expressa que interligará os terminais Antônio Bezerra e Parangaba. A viagem será reduzida em 10 minutos.


Intitulada (091) Expresso/Antônio Bezerra/Parangaba, a linha circulará de segunda a sexta-feira somente nos horários de pico. A frota, inicialmente composta por quatro veículos, atenderá a demanda nos períodos da manhã, de 6 às 8 horas, e da noite, de 16h30 às 19h30.


Sem paradas para embarque e desembarque ao longo do trajeto, a linha reforçará o atendimento já realizado pela linha (072) Ant. Bezerra/Parangaba, cujo tempo gasto na viagem é de aproximadamente 45 minutos. O objetivo é tornar o serviço mais rápido e distribuir melhor a demanda que costuma se deslocar entre os dois terminais. A medida beneficiará cerca de 3.900 passageiros.

Fonte: Etufor


Motoristas de ônibus são apontados como principais inimigos dos idosos

Idoso tem direito a transporte público de graça. Dentro do veículo, ele precisa de atenção de cuidado, mas nem sempre é o que acontece. “A lotação vinha com quatro pessoas dentro, passou em um buraco, que todo mundo levantou, no que levantou eu bumba, caí. Quebrei o joelho, desci com o joelho quebrado e ele foi embora. Eu pensei que nunca mais eu ia andar na minha vida”, conta a aposentada Maria da Conceição Paulino.

A aposentada Maria Tomazoni tem uma história parecida. “O ônibus deu uma freada horrível, eu só me lembro que minha cabeça bateu no chão, cai embaixo da catraca. Levantei, doía braço, perna, cabeça. Até hoje tenho que fazer fisioterapia do braço”.


Uma pesquisa feita com 400 idosos de 18 cidades do país identificou quem são os maiores parceiros e adversários das pessoas mais velhas. Os motoristas de ônibus receberam o maior número de críticas.


Faz poucos dias que a aposentada Nair Rosa Pavaneli ficou muito nervosa dentro de um ônibus. Ela viu um motorista destratando idosos e foi reclamar. “Falei assim: ‘moço, o senhor está no lugar no errado, o senhor deveria dar o seu lugar para outro que quer trabalhar’. ‘Desce do ônibus, desce do ônibus já’. Ele ficou muito bravo comigo. Eu peguei o número do ônibus e desci, mas não peguei o nome dele, vou reclamar”. 



Se os motoristas estão em baixa, o mesmo não acontece com os porteiros. Eles foram muito bem avaliados e já são considerados os melhores amigos do idoso. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa. “A gente procura o melhor pra atender eles aqui”, garante o porteiro Everaldo José da Silva. 

Fonte: VNews 
Foto: JOnLine 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projetos políticos que estão em andamentos e você precisa saber

No Ceará

A deputada Rachel Marques (PT). apresenta o projeto de lei – 120/12 – que dispõe sobre a instalação de câmaras de segurança nos ônibus intermunicipais do Estado. Pela proposta, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo de passageiros ficariam obrigadas a colocar os equipamentos nas dependências dos coletivos, visando coibir assaltos e aumentar a segurança dos passageiros.

Saiba mais sobre este projeto

Artigo 1º - As empresas responsáveis pelo transporte coletivo de passageiros ficam obrigadas a instalar câmeras de segurança nas dependências dos ônibus coletivos intermunicipais do Estado do Ceará.

Artigo 2º O disposto nesta lei aplica-se às empresas de ônibus que operam - transporte coletivo intermunicipal de passageiros, cujas concessões foram dadas pelo Poder Público Estadual.

Artigo 3º - Caberá ao Poder Executivo regulamentar e supervisionar o cumprimento desta lei quanto à instalação de câmeras de segurança, bem como o seu funcionamento.

Artigo 4º - Esta lei entra em vigor no prazo de 180 (cento e oitenta) dias de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa coibir assaltos nas linhas em que a empresa de transporte coletivo opera, bem como aumentar a segurança pública dos passageiros.

Infelizmente é cristalino o atual aumento da criminalidade em nosso país, principalmente no que diz respeito ao número de assaltos no interior dos ônibus coletivos. Tal prática tem se tornado rotineira, fato que pode ser evitado através de investimento em dispositivos de segurança pela empresa transportadora de passageiros.

É importante ressaltar que, a aquisição do equipamento de segurança não acarretará grandes ônus à transportadora, pelo contrário, visa garantir maior segurança aos seus funcionários e passageiros, evitando assim, a ocorrência de atos de vandalismo, depredação, mortes, roubos e furtos atualmente ocorridos no interior dos ônibus.

Conforme se verifica no “caput ” do artigo 4º, do Código do Consumidor, a Política caput Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde, segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, zelando assim, pela dignidade
humana.

É importante mencionar que o artigo 5º, da Constituição Federal que garante aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança e, em seu artigo 144 menciona que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, sendo assim, cabe à empresa concessionária a responsabilidade pela segurança, ou seja, a responsabilidade para conceder o mínimo de proteção e segurança aos seus passageiros.

Diante do exposto ora apresentado e levando em consideração a importância da temática tratada, se faz necessário a aprovação do presente projeto.

Em Brasília

A Câmara analisa projeto que torna obrigatória a divulgação na parte traseira de ônibus de telefone para denunciar irregularidades, de acordo com modelo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Trata-se do Projeto de Lei 3297/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP).


Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) prevê apenas que os ônibus tenham requisitos de segurança, higiene e conforto para o passageiro. Segundo o autor da proposta, muitos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas de ônibus dirigissem com mais cautela. 

“Não é raro o testemunho de pessoas que apontam a conduta perigosa desses motoristas como o fato causador dos acidentes nos quais se envolvem”, afirma Roberto de Lucena.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará e Câmara Federal dos Deputados
Foto: Acervo MOB

Terminais de ônibus ficam sem atuação da Guarda Municipal

Os guardas municipais paralisaram as atividades nesta quarta-feira (28), desde as 18h, nos terminais de integração de ônibus, quando deveriam atuar no controle dos torcedores que se deslocam para o jogo Ferroviário X Crateús, logo mais no estádio Presidente Vargas.
 
A decisão de cruzar os braços veio depois de uma reunião na amanhã de hoje, entre o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais (Sindiguardas/Ce), Márcio Cruz, e o diretor geral da Guarda Municpal, Arimá Rocha. Do encontro, não saiu nenhum acordo para atender as reivindicações dos servidores.
 
Os servidores da Guarda Municipal reivindicam o uso de armas de fogo e a distribuição de coletes à prova de bala, após dois guardas serem baleados no terminal do Antônio Bezerra no último domingo, 25.
 
Com a decisão de radicalizar no movimento, os servidores não farão a segurança nos terminais durante o jogo de logo mais e pretendem fazer uma nova paralisação na manhã desta quinta-feira (29), em frente à Câmara Municipal. Uma nova reunião com o diretor da Guarda Municipal está agenda para a próxima sexta-feira, 30.
 
Fonte: Cnews
Foto: Cnews
 

Fórum vai discutir o transporte com representantes do Brasil

Será realizada nos dias 29 e 30 deste mês a 77ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. A Prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizam o evento pela primeira vez na capital, no Blue Tree Rio Poty Hotel, e tem como objetivo principal reunir gestores de transportes e trânsito para discutir temáticas pertinentes ao tema e trocar experiências.

De acordo com Alzenir Porto, até o momento há 86 inscritos de todo país e a expectativa é que esse número chegue a 120. “O fórum tem especialista de todo país, além de secretários do setor, onde vamos discutir os problemas do transporte público. A prefeitura, através do prefeito Elmano Férrer teve essa preocupação em oferecer a estrutura para este encontro”. Disse.

O fórum é fechado para os gestores e tem como objetivo discutir as ações desenvolvidas nos municípios. A abertura será realizada na quinta-feira (29/03), às 9h e contará com a presença do Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, da superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Alzenir Porto, do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza/CE - ETUFOR, José Ademar Gondim, do presidente da Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP, Ailton Brasiliense Pires, do Superintendente da ANTP, Luis Carlos Nespoli, do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, do Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), Luis Carlos Bueno e outras autoridades.


Ainda no turno da manhã, às 11h, será ministrada pela superintendente da Strans, uma palestra com o tema Mobilidade Urbana em Teresina - Realizações e Desafios. O coordenador da mesa, será o diretor do Denatran, Júlio Arcoverde. No turno da tarde, a partir das 15h, o Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza/CE (Etufor), José Ademar Gondim coordenará os trabalhos com o tema Lei da Mobilidade Urbana, que será analisado pelo Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana - SEMOB - Ministério das Cidades Luiz Carlos Bueno, Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP, Ailton Brasiliense Pires - Coordenador do Escritório da Associação Nacional de Transportes Públicos-ANTP em Brasília, Nazareno Stanislau Affonso, Secretário Executivo da Frente Parlamentar de Transporte Público, Ivo Palmeira.


“Normalmente esse evento é realizado no sul do país, é com grande satisfação que recebemos na nossa cidade, principalmente para mostrar o avanço, principalmente a faixa exclusiva dos ônibus, que ainda não foi implantada em muitas cidades”, concluiu a superintendente Alzenir Porto.

Fonte: 180 Graus 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mercedes-Benz lança ônibus off road

A Mercedes-Benz apresentou na terça-feira, 27, o ônibus off road OF1519R, que atenderá a demanda do Caminho da Escola. Em julho deste ano o modelo participará da primeira licitação para o programa do governo federal. Até o fim do ano a companhia espera concretizar a venda de 3 mil chassis em concorrências públicas.

Está prevista ainda a comercialização de outras 100 a 200 unidades para outros segmentos. O foco é avançar nas áreas de turismo em regiões de difícil acesso, transporte florestal e mineração. “A Vale é um cliente potencial”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de ônibus da empresa para o Brasil. 


Modelo participará de licitações
para o programa Caminho da Escola
Para atender o programa de transporte escolar em áreas rurais, o chassi 4x4 recebeu 12 diferenciais em relação à versão original. Barra estabilizadora dianteira e traseira, eixo traseiro reforçado, suspensão dianteira e traseira elevadas em 120 milímetros e alarme sonoro de marcha à ré são alguns deles. O modelo é equipado ainda com motor BlueTec 5, com nível de emissões dentro do permitido pelo Proconve P7.

O novo chassi foi desenvolvido entre 2009 e 2011 e recebeu parte dos R$ 1,5 bilhão de investimentos anunciados pela companhia para o período de 2010 a 2013. O incremento no preço é de cerca de 2% na comparação com a configuração urbana. 


Confira o vídeo produzido por Automotive Businnes, mais um parceiro


Mercado de ônibus

A Mercedes-Benz começou 2012 pronta para retomar o espaço perdido no mercado de ônibus no ano passado. Entre janeiro e dezembro de 2011 a companhia entregou 7,4 pontos porcentuais de participação, para 43,1% de market share. No primeiro bimestre de 2012, a montadora já reverteu a situação, ganhou 11,7 pontos e respondeu por 51% das vendas no período, com 2,7 mil unidades.

O desempenho do ano anterior é justificado por Mansur pela falta de capacidade da fábrica para atender a demanda daquele momento. “Agora que iniciamos a produção em Juiz de Fora (MG), liberamos espaço na planta de São Bernardo, que agora está pronta para entregar um volume maior de ônibus”, explica.

Com isso, a companhia pretende voltar a deter mais de 50% das vendas do segmento este ano. “Temos a obrigação de manter a liderança”, afirma. O executivo estima que o mercado de ônibus desacelere de 15% a 20% este ano na comparação com 2011, para cerca de 30 mil unidades. O movimento é reflexo do início do Proconve P7, ou Euro 5.

Mansur garante que a companhia já não tem mais chassis Euro 3 no pátio, apesar da parada de 10 dias na produção de caminhões e ônibus que a empresa fará em abril na unidade do ABC paulista para ajustar os estoques. “Estes já são modelos Euro 5 que estamos fabricando desde janeiro”, assegura. Segundo ele, a Mercedes-Benz já tem cerca de mil unidades com a tecnologia BlueTec 5 comercializadas desde o segundo semestre do ano passado. 


Fonte: Automotive Business
Foto:  Giovanna Riato
Vídeo: Automotive Business

Para cuidar do nosso ar

A vigilância da qualidade do ar e quantidade de poluentes e partículas sólidas lançadas na atmosfera por ônibus e caminhões com motores a diesel nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão é feita por meio do Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir, coordenado pela Confederação Nacional dos transportes de (CNT) e pelo Sest/Senat. 


Com onze anos de existência, o Programa aferiu 47.234 ônibus e caminhões no Ceará. Em 2011, foram mais de oito mil unidades, com 79% de aprovação. Continua alta a quantidade de poluidores.

Fonte: O Povo
Foto: O Povo

terça-feira, 27 de março de 2012

Empresa Terra Luz e sua preferência por carroçerias CAIO

Hoje falaremos sobre a empresa Terra Luz, a empresa que possui mais carros da carroçeria CAIO, entre todas as empresas de Fortaleza. A Terra Luz Transportes S/A, surgiu da divisão operacional da Rota Expressa e começou a operar em 2003 com nome de fantasia Terra Luz.

A empresa conta atualmente com 46 ônibus e da frota inteira apenas 1 carro não é da fabricante Caio, acompanhe a partir de agora as fotos representando cada modelo que a empresa possui.

CAIO APACHE VIP 2 SOB CHASSÍ MBB OF-1722/59 (10 UNIDADES)



CAIO APACHE S22 (COM ELEVADOR) SOB CHASSÍ MBB OF-1418/52  (5 UNIDADES)


CAIO APACHE S22 (SEM ELEVADOR) SOB CHASSÍ OF-1418/52  (6 UNIDADES) *Um deles é na versão 6 marchas, o prefixo 41962



CAIO APACHE VIP SOB CHASSÍ VW 17-210 EOD  (6 UNIDADES)


CAIO APACHE VIP SOB CHASSÍ MBB OF-1722/59  (2 UNIDADES)



CAIO APACHE VIP SOB CHASSÍ MBB OF-1417/52 (2 UNIDADES)


CAIO APACHE S21 SOB CHASSÍ MBB OF-1721/59 (10 UNIDADES)


CAIO APACHE S21 SOB CHASSÍ MBB OF-1417/52 (3 UNIDADES)


CAIO APACHE VIP SOB CHASSÍ MBB OF-1721/59 (1 UNIDADE)

E agora apresentamos o único carro da frota inteira que não é Caio, é o 41379, um Marcopolo Torino sob chassí MBB OF-1721/59, que foi acrescentado á frota da empresa em 2007, quando a mesma adquiriu algumas linhas da extinta Viação São Vicente.

Esperamos ter contribuido para seu conhecimento sobre esta empresa, que representa muito bem a carroçeria CAIO em nosso estado.


Fonte: Mob Ceará
Fotos: Peterson Pedrosa/ Jardel Machado/ Nildo Barroso/ Narcisio Santos

Linha Central é pouco utilizada

Fortaleza tem uma rota de ônibus que circula pelas ruas do Centro da cidade, a Linha Central. Porém, esta é subutilizada. A equipe de reportagem verificou que, das 9h às 10h40, em um dia útil, apenas três passageiros entraram no veículo. Um movimento maior é observado apenas nos horários de pico, entre 6h30 e 8h e 17h30 e19h.

A linha atualmente é operada pela empresa Santa Cecília e opera com 2 micros
A Linha Central circula pelas principais vias de comércio por uma tarifa de R$ 0,40. Pela janela, durante o caminho, é possível observar a Catedral, o Passeio Público a Praça da Estação, o Parque da Criança, entre outros atrativos turísticos.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, relata que essa linha será otimizada quando o metrô da Capital estiver funcionando.

Segundo ele, a alternativa tem a função de testar a política de integração temporal e a complementação tarifária. "O passageiro paga parte da tarifa no ônibus convencional e, nesta linha, ele pode terminar sua viagem por um preço menor", explica. Para utilizar o transporte, o usuário deve possuir vale transporte eletrônico, vale transporte avulso ou carteira estudantil com crédito.


O movimento de passageiros é pequeno
Ademar Gondim frisa que a opção de utilizar o meio eletrônico para se pagar a passagem é uma opção do passageiro. "Nesse projeto piloto, o que é importante é, realmente, testar a questão da integração. Posteriormente, a linha será um complemento para o metrô", prevê.

Quando questionado se essa linha poderia ser utilizada em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Secultfor), o presidente esclarece que o órgão tem um projeto próprio.

"A Secultfor tem um plano de implantar um transporte próprio, com guias, com pagamento diferenciado. A Linha Central é para servir a população cearense, não impedido que os de outros Estados e estrangeiros possam utiliza-lo também", afirma Gondim.

Esse serviço de transporte público tem apenas dois ônibus e percorre quatro quilômetros em cerca de 30 minutos. Nos dias úteis funciona até 20h e, aos sábados, até 16h.

O itinerário segue pela Rua Vinte Cinco de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Avenida Alberto Napomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Vinte Quatro de maio, Rua Castro e Silva, Avenida Imperador, Rua Pedro Pereira e Rua Pinto Madeira.


Histórico

A linha central foi disponibilizada para a população em agosto de 2010 e, três meses após a sua implantação, ela já era pouco usada, levando menos de 200 passageiros por dia, enquanto a estimativa de público era de 800 pessoas. Na época, a Etufor anunciou que iria aumentar a divulgação da alternativa para atingir a um maior grupo.

A tarifa do ônibus é de R$ 0,40 (inteira) e R$ 0,20 (meia). O passageiro que quiser utilizar o meio de transporte tem que se deslocar até o Centro por meio do Sistema de Complementar, ou seja, ônibus e vans e, assim, embarcará na Linha Central sem pagar a passagem.

Quando o usuário fizer o caminho de volta do Centro para outros bairros, ele entrará no ônibus, fará o pagamento e terá até 30 minutos para subir em outro transporte público, que terá a tarifa de R$ 1,60 (inteira) ou R$0,80 (meia).

Outro modo de se locomover por Fortaleza de forma ainda mais barata por meio do transporte público existe desde 1992. É o Sistema de Integração, no qual o usuário pode ir a vários pontos da cidade pagando apenas uma passagem de ônibus. Existem dois tipos de linha neste sistema: a que liga bairro ao terminal e a que vai do terminal ao Centro ou a outro terminal. 


A Capital possui sete terminais fechados integrados e dois abertos não-integrados. O sistema possui 247 linha de ônibus, contando ainda com as 22 linhas que fazem corujão.



De acordo com a Etufor, mais de um milhão de pessoas utilizam este serviço. A Cidade possui cerca de 1.788 veículos operantes, fato que muda de acordo com o mês e com o fluxo de passageiros. Desde de 2008 os transportes públicos, assim como o alternativo da Capital cearense, são monitorado via GPS.


Fonte: Deborah Milhome
Fotos: Acervo MOB Ceará/Natinho Rodrigues

Reforma do último trecho da Humberto Monte começa nesta terça

A Prefeitura de Fortaleza anuncia para esta terça-feira (27), o início das obras de restauração do último trecho da avenida Humberto Monte, entre as vias Jovita Feitosa e Azevedo Bolão. A obra é parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que realiza serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, padronização de calçadas, reforma dos canteiros centrais, construção de ciclovia e sinalização.
 
Nesse último trecho que receberá obras do Transfor,  dois locais serão restaurados - entre a avenida Jovita Feitosa e rua José de Pontes, será recuperada a pista no sentido Bezerra de Menezes/José Bastos; e entre as ruas Dom Manuel de Medeiros e Azevedo Bolão, no sentido José Bastos/Bezerra de Menezes.
 
Trecho serão interditados
 
Durante o período de execução das obras, os trechos serão interditados. Quem vem no sentido Bezerra de Menezes/José Bastos irá pegar o desvio, dobrando à direita na rua José de Pontes, seguindo pela rua 21 de Abril e dobrando à esquerda na avenida Jovita Feitosa para pegar novamente a Humberto Monte. Já quem vem no sentido José Bastos/Bezerra de Menezes irá pegar o desvio dobrando à direita na rua Armando de Oliveira, à esquerda na rua Azevedo Bolão e à direita, novamente, para retornar à avenida Humberto Monte. 
 
O projeto de desvio de tráfego foi aprovado previamente pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e o Transfor irá implantar placas para orientar os motoristas. Além disso, foram realizadas visitas aos comércios e residências, bem como panfletagem nos principais cruzamentos da região, para avisar sobre o início das intervenções na via e as alterações no trânsito. A AMC também irá auxiliar no controle do tráfego disponibilizando agentes nos principais pontos de bloqueio.
 
 
O Transfor já executou a restauração da avenida Humberto Monte entre a rua Goiás e a avenida Jovita Feitosa. O investimento total é de R$ 4,8 milhões e a via será restaurada em toda a sua extensão. Na área da Secretaria Executiva Regional (SER) III, também já receberam investimentos do Transfor obras como a construção do túnel no cruzamento com a avenida Bezerra de Menezes e a restauração das avenidas Mister Hull, Bezerra de Menezes e Jovita Feitosa. O terminal do Antônio Bezerra foi ampliado e há a previsão de implantação do corredor do Antônio Bezerra-Papicu.
 
Alterações na rota dos ônibus
 
Devido às obras, algumas linhas de ôniobus vão sofrer alterações em suas rotas. No sentido Bezerra de Menezes/José Bastos, essas linhas seguirão o desvio de tráfego aprovado pela AMC:
 
 
(031) Av. Borges de Melo I
(032) Av. Borges de Melo II
(060) Parquelândia/Parangaba
(075) Campus do Pici/Unifor
(080) Francisco Sá/Parangaba
(389) Jovita Feitosa
 
Já no sentido Jovita Feitosa/Bezerra de Menezes, os desvios acontecem da seguinte forma:
 
Linhas (032) Av. Borges de Melo II, (075) Campus do Pici/Unifor e (080) Francisco Sá/Parangaba 
Desvio: Av. Humberto Monte, Rua Moreira de Sousa e Rua Azevedo Bolão
 
Linhas (060) Parquelândia/Parangaba e (389) Jovita Feitosa 
Desvio: Segue na Rua Armando Oliveira direto e volta pela Humberto Monte
 
Fonte: C News
Fotos: C News/J. Machado

segunda-feira, 26 de março de 2012

Maraponga adquire mais 2012

Mais uma vez o grupo MOB Ceará, corre atrás da exclusividade e traz para você a noticia de mais uma renovaçáo de frota. A empresa Maraponga Transportes, acaba de adquirir mais algumas unidades do Marcopolo Senior Midi equipados com o chassi Mercedes-Benz OF-1218. 
 

Neste domingo por volta das 16hs, os carros foram flagrados chegando de viagem e clicados na porta da garagem, as suas numerações seguem a seguinte ordem: 26151, 26153 e 26155. Temos a certeza que sofrerão uma troca de numeração para 2xx, mas pode ser que apenas mudem o número indicativo ao ano de fabricação.

Fotos: J. Machado
Clique para ampliar a imagem
A empresa é um exemplo de renovaçáo e sempre está entre as primeiras em nosso ranking de renovação de frota em Fortaleza, passando até de grandes grupos empresariais.

Atualmente o Grupo Maraponga, conta com 90 ônibus, sendo 86 da 26-Maraponga e 4 micros da 38-Maratur. A empresa recentemente adquiriu 7 unidades de torino, que ainda não estão rodando e sua principal caracteristica é o número altissimo de ônibus do tipo leve, sendo que dos 73 ônibus grandes, 64 são leves e apenas 9 são semipesados, sendo 5 Volkswagen 17-230 e 4 Mercedes-Benz OF-1722.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: J. Machado

Torcedores praticam surf em ônibus na capital

Este domingo foi marcado como dia de clássico rei entre Ceará X Fortaleza no estádio Presidente Vargas, vários torcedores compareceram para acompanhar de perto este grande espetáculo do futebol cearense e torcer por seu time do coração.


Mas alguns destes são na verdade vândalos travestidos de torcedores, é o que pôde ser flagrado através das lentes do busólogo Jardel Machado, na Av. Eduardo Girão quase esquina com Av. Luciano Carneiro. A conhecida avenida do canal era palco de um verdadeiro vandalismo ocorrido nos carros 35823 e 41358, respectivamente vindos do terminal de Messejana.




Os ônibus foram acompanhados até a altura da Av. dos Expedicionários, onde havia um contingente muito grande de policiais, que fizeram uma abordagem aos veiculos, para então dispensarem aqueles vândalos, que ali desceram dos ônibus e sairam correndo.

Editorial
Isto que sempre acontece em dias de jogos é uma vergonha por parte das autoridades que insistem em acreditar nestas torcidas organizadas, que por sua vez não fazem bem a sociedade e só trazem prejuizo, foi claro ver que algumas janelas foram quebradas e por dentro tiveram cadeiras e teto quebrados. 

E a população que amanhã precisa desses õnibus ? vão fazer o quê ? - Fica a pergunta e a sugestão que os orgãos competentes não liberem mais ônibus para estas torcidas, que tanto mal fazem a sociedade em geral.


Fonte: MOB Ceará
Fotos: J. Machado

Guarda Municipal são baleados no Terminal de Antônio Bezerra

Dois guardas municipais foram baleados por torcedores no terminal de ônibus do Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, neste domingo (25). Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), a ação ocorreu por volta de 13h, quando um grupo de homens vestidos com camisas do Ceará fugiram após atirarem nas costas de uma guarda municipal e no braço de outro.

Ainda de acordo com o CPC, os guardas municipais feridos foram socorridos e levados para o hospital Dr Evandro Ayres Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra. O grupo segue foragido, mas o CPC informou ao G1 que soldados da PM estão realizando buscas nos bairros próximos ao terminal do Antônio Bezerra, que também recebeu um reforço policial.

Segundo a Guarda Municipal, uma "multidão" de torcedores tentou invadir o terminal do Antonio Bezerra. O órgão informou ainda que, devido ao jogo entre Fortaleza e Ceará, 151 guardas estão divididos nos sete terminais de Fortaleza, 33 deles no Antonio Bezerra.


Fonte: G1
Foto: DN

sábado, 24 de março de 2012

Aliança Transportes renova a frota com 10 unidades de Volkswagen 17-230

A grande novidade do ano anunciada indiretamente pelo grupo MOB Ceará, em algumas redes sociais, já não é mais segredo. A empresa Aliança transportes, acaba de adquirir 10 unidades do modelo Torino com chassi Volkswagen 17-230 EOD, segundo nos informou o Chefe de Tráfego Cid.

No ano de 2008, ela investiu neste mesmo modelo com chassi Volks, na época foram adquiridos 5 unidades, sendo estas de um padrão mais alongado.

A aliança hoje possui em torno de 66 ônibus, sendo 15 Volkswagen e 51 Mercedes-Benz.
 Os carros seguem da numeração 21221 até 21230

A empresa Aliança Transportes, é a única empresa do sistema urbano de Fortaleza, que não parou de comprar Volkswagen, pois desde 2010, é a única que renova a frota com alguns carros sob esse chassí. Em 2010, a empresa adquiriu duas unidades de Volks 17-230 com carroçeria Mascarello GranVia Midi, já no ano 2011, ela voltou a adquirir uma unidade com carroçeria Caio Apache Vip 2.

Já outras empresas fizeram sua última compra de volks em 2009, como é o caso das empresas Maraponga, Cearense e São Benedito. Esperamos que mais empresas venham a adquirir mais unidades desse chassi.

Fonte: MOB Ceará
Texto: Narcísio Santos
Colaborou: Peterson Pedrosa 

28 prefeituras são multadas por uso irregular de transporte escolar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aplicou multas a 28 prefeituras cearenses por uso irregular de transporte escolar, entre 2007 e 2012. Nesse período, o TCE aplicou multas que somam R$ 99.700. De acordo com levantamento do Tribunal, outros 25 processos sobre o mesmo assunto aguardam julgamento.

O TCE não divulga a lista completa dos municípios multados porque, segundo o órgão, os processos estão em estágios diferentes de julgamento – e em alguns casos ainda cabe recurso, porém, reportagem fez um levantamento de decisões recentes. Entre os municípios multados estão: Assaré, Pindoretama, Taboleiro do Norte, Irauçuba, Tamboril, Meruoca, Jaguaribara, Barreira, Banabuiú, Pedra Branca, Mombaça (prefeitos); Fortim, Bela Cruz e Miraíma (ex-prefeitos).


O TCE também flagrou desvio de finalidade na utilização de micro-ônibus escolar em blitz realizada pela Polícia Rodoviária Federal. Em novembro do ano passado, veículos de Barro, Choró, Horizonte, Milhã e Morada Nova estavam trafegando na BR-116 no fim de semana.

Fiscalização

Os micro-ônibus são cedidos pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) às prefeituras para transporte de estudantes dentro dos limites dos municípios. O veículo pode deixar o município “desde que comunique previamente à Seduc e tenha autorização”, explica Giovanna Adjafre, secretária de controle de externo do TCE.


Nas decisões, o TCE cobra que a Seduc “proceda a uma fiscalização rigorosa da utilização dos veículos escolares cedidos”. A Secretaria informa por meio da assessoria de imprensa que cabe a ela a cooperação na compra de transporte escolar, “ficando a cargo do TCE, Polícia Rodoviária e Detran a função de fiscalizar o serviço prestado”. Ainda segundo a Seduc, o acompanhamento do serviço será melhorado, com a implantação de um sistema informatizado em cada município. 

Fonte: Thiago Mendes
Foto: Acervo MOB Ceará

sexta-feira, 23 de março de 2012

Novo ônibus da Banda Forró Real

A banda Forró Real acaba de receber seu mais novo ônibus, trata-se de um Marcopolo Paradiso G7 1600  LD com chassi Scania K380, o super ônibus é o primeiro G7 adquirido por uma banda de forró do Ceará.


Atualmente a banda é formada pelos vocalistas Fernandinho, Rose Moraes e Sebastian Monteiro, e todos poderam desfrutar de todo o conforto desta super máquina. Parabéns Forró Real por esta super aquisição !!

Fonte: MOB Ceará/Forró Real
Foto: Pacheco Festas

Passageiros de ônibus clandestino do CE são abandonados na rodovia


Um ônibus clandestino com mais de 40 passageiros foi apreendido na BR-251, perto de Montes Claros, no dia 15/03; o veículo saiu do Ceará com destino a São Paulo. Segundo os passageiros, eles foram abandonados na rodovia pelo dono do ônibus, que fugiu da fiscalização, sem ter para onde ir, as famílias passaram a noite na rodoviária da cidade. O almoço também foi improvisado na plataforma do terminal. 

O ônibus em que eles estavam foi apreendido em um operação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, todos estes passageiros saíram do Ceará, quinta feira com destino a São Paulo. Ao passar pelas estradas do Norte de Minas, o ônibus foi parado em uma fiscalização e apreendido, desde sexta feira estão aqui sem saber quando vão poder chegar ao destino.

Ao todo são 44 passageiros, eles disseram que pagaram R$170 reais pela viagem, uma passagem de Fortaleza a São Paulo, em uma empresa regularizada custa R$ 400 reais. A maioria optou pelo transporte clandestino pelo economia, muitos estão a caminho do interior de São Paulo para trabalhar no corte da cana e outros vão para capital em busca de emprego. 

Enquanto a situação não se resolve, a direção da rodoviária disponibilizou uma sala para mulheres e crianças.


Depois de 16 horas esperando na rodoviária de Montes Claros, foi disponibilizado um ônibus para os passageiros seguirem viagem. 

Fonte: BocNews
Foto: Acervo MOB Ceará/BocNews

Prefeitura anuncia nova intervenção do Transfor

Como parte de mais uma etapa do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), a Prefeitura anunciou nova restauração da Avenida Visconde do Rio Branco. Amanhã, a partir das 9h, o trecho entre a Rua Arthur Simões e a Avenida Antônio Sales será interditado para a realização de trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e sinalização.



Essa restauração representa a última etapa dessa série de trabalhos que começou no dia 24 de agosto de 2011 com a recuperação do trecho de 470 metros entre a Avenida 13 de Maio e a Rua Guilherme Moreira. A segunda etapa dos serviços começou no dia 27 de outubro do mesmo ano, dando continuidade ao trecho da Guilherme Moreira até a Rua Coronel Alves Teixeira, continuação da Arthur Simões, com recuperação de 450 metros em um prazo de 120 dias.

Esta última etapa da intervenção apresenta uma previsão de encerramento de dois meses contados a partir de sábado. De acordo com Daniel Lustosa, coordenador do Transfor, esse tempo de execução da obra foi o mínimo conseguido.

"Estamos em uma quadra chuvosa e, devido aos serviços de drenagem e pavimentação, essa foi a previsão mínima de tempo estimado para o encerramento da obra", explica.


Alternativa

Durante a obra, a Avenida Visconde do Rio Branco, que segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) tem um fluxo de mais de 18 mil veículos por dia, contará com um desvio pela Arthur Simões e Avenida Aguanambi que possui uma média diária de veículos de cerca de 41mil veículos, ou seja, o motorista que vem na Visconde do Rio Branco, no sentido sertão-praia, deverá, a partir de sábado, dobrar à esquerda na Arthur Simões, à direita na Avenida Aguanambi e, em seguida, à esquerda para retornar à Visconde do Rio Branco.

Mesmo com todo o projeto de desvio de tráfego sendo analisado e aprovado com antecedência pela AMC, é fato que essa paralisação causa transtornos para os condutores que transitam por esse trecho. "Reconhecemos que os problemas existem, mas fazemos todo o esforço para que seja o menor possível. Para isso, oferecemos uma série de serviços de alerta à população", afirma Lustosa.

Conforme o coordenador do Transfor, existe um trabalho que se estende em quatro vertentes para que esses transtornos sejam minimizados. Primeiro, esclarece, há panfletagens nos principais cruzamentos da região com mapas informativos do desvio. Em seguida, são realizadas visitas com assistentes sociais aos comércios e residências para alertar sobre a mudança.

"Os trabalhos também são voltados para a sinalização das vias do entorno a fim de facilitar o tráfego dos veículos. O quarto ponto está ligado à parceria com a AMC que disponibiliza agentes para orientar os motoristas nas vias interditadas", explica Daniel Lustosa.

Atualmente, 12 locais passam por intervenções do Transfor. O programa, implantado pela Prefeitura de Fortaleza, objetiva restaurar ruas e avenidas, tais como Costa Barros, Pontes Vieira, 13 de Maio, Antônio Sales e Padre Valdevino.

Transporte público

Com relação aos transportes coletivos, diversas linhas de ônibus já estavam sendo desviadas desde a segunda parte da intervenção na via.

Algumas continuam envolvidas com a mudança, como: 



  • 601 - Aerolândia I
  • 602 - Parque PIO XII/Ana Gonçalves
  • 603 - Jardim União/ Centro
  • 605 - Conjunto José Walter/ BR 116/Avenida I
  • 606 - Conjunto José Walter/ BR 116/ Avenida N

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Diário do Nordeste/Narcísio Santos

Ajustes, negociações e visitas a pontos críticos



Por dia, até 330 mil pessoas cruzam o corredor Antônio Bezerra-Centro em 16 linhas de ônibus. Para esses usuários serem beneficiados com a faixa exclusiva, a Prefeitura diz que precisa fazer ajustes estruturais (como retirar postes para ampliar o tamanho dos abrigos).


Negociações também serão feitas com o Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), já que boa parte dos veículos usa fumê nos vidros e isso dificultaria a fiscalização. Se não estiverem com clientes, eles não podem utilizar o corredor.


Segundo o presidente da Etufor, Ademar Gondim, técnicos da Empresa e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) visitarão o entorno do North Shopping, Mercado São Sebastião e igrejas São Sebastião e do Otávio Bonfim. Esses pontos são considerados críticos em relação ao tráfego.


Além disso, pelo menos 35 paradas serão trocadas. Elas serão divididas em três grupos. Linhas específicas pararão em cada uma. Abrigos do mesmo tipo ficarão distantes 500 metros.


Talvez seja necessária a alteração da rota de algumas linhas. Com isso, a Prefeitura pretende atrair mais gente para o transporte público, reduzindo a quantidade de carros particulares em circulação.

Gondim descarta problemas de congestionamentos em decorrência da criação dos corredores. “O ônibus poderá andar mais cheio. Mas, se nossa expectativa se concretizar, ele poderá fazer duas viagens. Logo, não precisará aumentar a frota porque a frequência aumentará”, projeta.


Fonte: O Povo
Foto: Acervo MOB Ceará

quinta-feira, 22 de março de 2012

As 5 maiores renovações nos últimos 5 anos

Nos últimos cinco anos as empresas de ônibus de Fortaleza, estão comprado muito mais ônibus novos que antigamente, já que a licitação do transporte público está a caminho, as empresas antecipadamente não estão perdendo tempo, é o que comprova mais uma pesquisa do grupo MOB Ceará. 

Desta forma citaremos as renovações que marcaram o transporte de Fortaleza nos últimos 5 anos, começando pela empresa e os períodos das aquisições:

2011 - Vega

No ano de 2011 a empresa com maior número de aquisições de todos os tempos foi a Vega S/A, com o número total de 55 veículos adquiridos, quebrando assim o recorde de 50 ônibus em 2009, que era da Viação Timbira empatada com a CTC em 1998.

A empresa adquiriu 16 micros, 10 leves e 29 semipesados.  Deste total de ônibus, são 16 Marcopolo Senior Midi MBB OF-1418, 35 Marcopolo Torino distribuidos em MBB OF-1418 e OF-1722, e também comprou 4 Caio Apache Vip 2 MBB OF-1722.

Fotos: J. Machado(105)/Narcísio Santos(112)/Felipe Gonzalez(131)/Peterson Pedrosa(132)

2010 - Viação Urbana

No ano de 2010, a empresa com maior número de aquisições foi a empresa Viação Urbana Ltda. Com o número total de 42 veículos adquiridos, sendo 18 micros Marcopolo Senior, 8 Marcopolo Torino MBB OF-1418 e 16 Marcopolo Torino MBB OF-1722.

Fotos: J. Machado

2009 - Viação Timbira

Em 2009, o destaque foi para a Viação Timbira, com um total de 50 ônibus comprados em um único ano, empatando com a CTC, que também no ano de 1998 adquiriu a mesma quantidade.

Os veículos adquiridos se dividem nas carroçerias: Busscar Urbanuss Ecoss, sendo 15 com chassi Volks 15-190 e 10 com chassi MBB OF-1418. 

Fotos: J. Machado/ Narcísio Santos(901)

Foto: Ismael Bernardino
Já outra parte da compra foi de Mascarello GranVia Midi nos Chassis Volks e MBB. Os carros com chassi volks são 10 ônibus 15-190 e 5 ônibus 17-230. 

Os MBB são ao total de 10 ônibus, todos equipados com chassi MBB OF-1722. 


Curiosidade a parte: Um dos carros foi destinado à Expresso Timbira, se tornando o 03950.

2008 - Viação Fortaleza

No ano de 2008, mais uma vez o destaque foi a empresa Auto Viação Fortaleza, que durante o ano todo adquiriu um total de 41 ônibus, divididos em 1 micro e 40 ônibus leves e semi pesados. 

No total foram 1 micro Marcopolo Senior MBB LO-915 e 40 veículos Marcopolo Torino, deste total 21 são semi pesados com chassi MBB OF-1722, e 19 são leves com chassi MBB OF-1418. 

Fotos: Narcísio Santos(809 e 824)/Peterson Pedrosa(822)
  
Curiosidade: alguns carros chegaram com a numeração 7xx, como mostra a foto abaixo do carro 02744 que virou 02804.

Foto: Joacy Holanda

2007  - Dragão do Mar

Em 2007, foi um ano em que a empresa Dragão do Mar investiu pesado, comprando um total de 40 carros. A empresa comprou 34 carros do recém lançado modelo Marcopolo Torino "G7" com chassi MBB OF-1418 e 6 Caio Apache Vip com chassi MBB OF-1418.
Foto: Narcísio Santos e J. Machado
No mesmo ano a empresa Fortaleza, também comprou 40 carros, sendo 29 carros grandes e 11 micros, mas usando nosso critério de desempate, damos a vitória a Dragão do Mar, por ter comprado apenas veículos grandes.

Esperamos que com este pequeno resumo você tenha adquirido mais conhecimentos, pois este é o nosso objetivo neste blog, trazer conhecimento somente sobre ônibus para você busólogo.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: Parceiros MOB Ceará